sábado, 2 de janeiro de 2010

O Futuro da Projecta - Ideias para 2010

Dia doze de Maio de 2009 iniciei o blog que denominei Projecta Futuro. A equipa foi formada rapidamente e abraçamos esta iniciativa porque sentíamos que existia uma lacuna na transição estudante/estagiário/arquitecto. Os estudantes conhecem a obra dos arquitectos consagrados, maioritariamente dos estrangeiros, salvam-se os exemplos dos portugueses Távora, Siza, Souto Moura, Carrilho da Graça e poucos mais. Até aqui tudo bem, cada um conhece o que procura conhecer. Mas e se queremos saber mais sobre os jovens arquitectos portugueses? Não só sobre a obra mas sobre a vida profissional, onde vamos procurar? Onde se encontra essa informação reunida?
Nós não a encontrámos de uma forma que nos satisfizesse. Temos vindo, desde então, a reunir informação sobre as obras dos jovens arquitectos portugueses e a realizar entrevistas que nos revelam um pouco da sua vida profissional. O objectivo é fazer esta informação chegar ao maior número possível de estudantes e jovens arquitectos, que se deparam, ou depararam, com o mesmo vazio de informação sobre o real estado da profissão, das oportunidades e do nível a que se encontram os projectos e obras realizados pelos ateliers mais jovens.

Vamos ao que temos programado para o futuro.

De algum tempo para cá que nos parecia importante completar as imagens publicadas no blog com reflexões sobre o tema. Podemos, desde já, vos comunicar que dia 9 de Janeiro irá ser publicado um texto do arquitecto Godofredo Pereira (editor da revista Detritos), escrito propositadamente para a Projecta, onde o arquitecto reflecte sobre o tema que nos move. Agradecemos imenso a receptividade e disponibilidade ao Godofredo.
Estamos, também, a organizar conferências sobre a transição estudante/arquitecto, a realizar no fim do mês de Fevereiro no auditório do Museu Nacional Soares dos Reis. Instituição que nos recebeu de braços abertos, realizando um verdadeiro serviço público. Obrigado.
Continuaremos a publicar obras de jovens arquitectos, intercalando, a partir de agora, com textos sobre o tema.
Amanhã será publicada a entrevista com o gabinete Spaceworkers, um atelier muito jovem e descontraído, dia 21 será a vez do arquitecto e professor, Camilo Rebelo, que partilhou o palco nas conferências Swissport'09 com Jacques Herzog, Siza Vieira e Souto Moura.
Obrigado a todos os que visitam o blog, aos arquitectos que autorizam a publicação das obras, aos que disponibilizam o seu tempo para que os entrevistemos, e também a todos os que se dignam a responder negando algum pedido.

Feliz 2010
Ivo Assis Rodrigues


PROJECTA FUTURO

4 comentários:

  1. Maria João Rodrigues3 de janeiro de 2010 às 07:43

    Ainda só com 7 meses e já com tanta obra feita - estão de parabéns! ;) 2010 vai com certeza ser um ano em grande para a Projecta Futuro! E como sempre eu continuarei aqui à espera de novidades!

    Parabéns e Bom Ano!

    ResponderEliminar
  2. Não pondo nunca em causa os princípios que moveram o nascimento desta ferramenta, perceberão com o tempo, a (enorme) importância que a mesma terá. Estou convicto que no final deste ano (que agora começa), o vosso sorriso será (ainda) mais rasgado.
    Muitos parabéns e Bom Ano.

    ResponderEliminar
  3. É bom sentir que ainda temos colegas realmente preocupados com o dia depois dos estudos.
    São projectos como estes que alimentam a esperança de um futuro mais risonho apesar de todos saber-mos que é claramente difícil.
    A arquitectura em Portugal já teve melhores dias. As mentalidades que geram e processam o desenvolvimento sócio-cultural já foram superiores. O próprio investimento na arte e na investigação dentro da arte, já foi melhor.
    Qualquer pessoa minimamente atenta e interessada sabe desta realidade. Pena que a ignorância já se haja instalado na cabeça de muitos jovens estudantes.

    Porém, ainda há gente que vale a pena. E com esforço, união, empenho e o desejo de vencer, tudo se consegue ao seu tempo.
    O importante é nunca parar. Seja onde for.
    E aqui está o exemplo.

    Como vosso colega, felicito-vós pela iniciativa da criação deste espaço cibernético, na esperança de um dia poder ver por cá uma obra da minha autoria, também!
    Quem sabe?!

    Um bem haja a toda a equipa.
    Feliz ano novo!


    José Martins
    Pró-Arq

    ResponderEliminar
  4. O projecta futuro é como definem um autentico movimento... Tem dado voz a alguns ateliers, que independentemente da sua qualidade (sem qualquer tipo de preferência ou favoritismo), podem partilhar pontos de vista com os leitores do blog. A exposição pública das suas opiniões/fragilidade/incertezas e medos, torna-se, a seu tempo, como uma poderosa ferramenta de mediação e de reflexão para outros jovens arquitectos e para nós mesmos.

    Está na altura do movimento Projecta Futuro, ir mais fundo, pelo menos esse é o nosso desejo para 2010, reflectir mais um pouco sobre ideias e processos conceptuais, aliados a já conhecida componente pragmática que expõe de forma clara o modo como se constrói a transição entre as diferentes fases do nosso percurso estudante/arquitecto/autor.

    Parabéns e continuem.

    ResponderEliminar

Comenta